Monitorização da glicemia no exercício

A escolha entre aumentar os carboidratos ou diminuir a medicação depende do indivíduo e dos objetivos do seu tratamento e deve ser orientada pelo seu médico.

A atividade moderada à intensa pode fazer com que os níveis de glicose sanguínea diminuam nas 24 horas após o exercício.

As pesquisas sugerem que as concentrações de glicose sanguínea, durante o exercicio devem permanecer entre 70 e 150, para um ótimo desempenho.

Caso a glicemia esteja abaixo de 100 mg/dL, imediatamente após o exercício, a pessoa com diabetes pode adotar uma ou mais das condutas abaixo, exatamente para que evitar uma hipoglicemia futura:

1- Ingerir mais carboidratos antes do exercício (15g a 30g de carboidratos);

2- Eventualmente, diminuir a dosagem de insulina após o exercício (discuta a questão com seu médico);

3- Se os níveis de glicose sanguínea, na hora de dormer, estiverem menores do que 100mg/dl, aumentar o lanche da noite (15 a 20g de carboidrato).

É importante saber também, que na presença de valores de glicose, maiores do que 250 mg/dl e de quantidade moderada ou grande de cetonas na urina, o ideal é retardar o exercício, até que a glicemia esteja controlada.

Por Daniela Magro Nutricionista e Doutora pela Unicamp

Fale Conosco

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

Av. José Bonifácio, 1901 - Jardim das Paineiras - Campinas - SP,13092-305,Brasil

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O que você procura?

Insulina Humana

A insulina humana (NPH e Regular) utilizada no tratamento de diabetes atualmente é desenvolvida em laboratório, a partir da tecnologia de DNA recombinante. A insulina chamada de ‘regular’ é idêntica à humana na sua estrutura. Já a NPH é associada a duas substâncias (protamina e o zinco) que promovem um efeito mais prolongado.

Análogo de Insulina

Um análogo de insulina é uma forma alterada de insulina, diferente de qualquer que ocorrem na natureza, mas ainda está disponível para o corpo humano para executar a mesma acção de insulina humana em termos de controle glicêmico.

Canetas Descartáveis

As canetas descartáveis, já vem carregadas com insulina e ao terminar seu uso são dispensadas e pega-se uma nova caneta, dispensa portanto a troca de refis, tornando o uso ainda mais simples.

Canetas Reutilizáveis

As canetas podem ser reutilizáveis, e que se compra o refil de 3 mL de insulina para se carregar na caneta. Neste caso é importante observar que as canetas são específicas para cada fabricante de refil.