A prática de musculação pelos idosos

A prática de musculação pelos idosos

Estudos recentes mostram melhora da qualidade de vida do idoso com a atividade física, principalmente daqueles que praticam a musculação. Os exercícios com sobrecarga depratica-musculacao-pelos-idosos peso (musculação) podem ser uma maneira de retardar as perdas decorrentes das quedas fisiológicas, trazendo os seguintes benefícios: melhora do fluxo sangüíneo; aumento da massa muscular e da mineralização óssea; diminuição do risco de lesões e fraturas por quedas; aumento do metabolismo do gasto energético e redução da gordura corporal.

Ter uma boa velhice é um anseio antigo do ser humano. A saúde e a independência físico-cognitiva estão entre as maiores preocupações que se observa atualmente entre as pessoas que estão envelhecendo. Manter-se ativo, produzindo e cumprindo o papel do adulto social é a maior expectativa para uma vida feliz e bem realizada.

A musculação é um dos caminhos para que essas pessoas possam desempenhar esses papéis, pois trabalha e desenvolve tudo o que o organismo vai perdendo com o passar do tempo: força, equilíbrio e coordenação. Um trabalho direcionado ao idoso lhe permite mais independência no seu cotidiano, mais autonomia em suas decisões, diminuição do consumo de medicamentos, aumento da força muscular; aumento da flexibilidade, agilidade e melhora do equilíbrio.

Vale lembrar que cada indivíduo merece um treino adequado para sua condução física e todos devem ser submetidos a uma boa avaliação médica.

Prof. de Ed. Física Tiago Pardini V. Ribeiro
Personal Trainer da academia Cia Athletica Campinas

Deixe um comentário