Dia 20 de outubro é o dia mundial de combate à osteoporose

Dia 20 de outubro é o dia mundial de combate à osteoporose

Dia 20 de outubro é o dia mundial de combate à osteoporose.

Saiba mais sobre os riscos da doença, a importância de diagnosticá-la e tratá-la adequadamente

Osteoporose é uma doença silenciosa, que acomete homens e mulheres principalmente após os 50 anos. Por não dar sintomas, muitas vezes não é diagnosticada e até negligenciada, sendo muitas vezes o diagnóstico feito após uma fratura. No Brasil, estima-se que aproximadamente 10 milhões de pessoas tem a doença, muitas delas não tratadas adequadamente, tanto que após os 50 anos, uma em cada três mulheres apresentarão uma fratura óssea por osteoporose. No caso dos Homens acima dos 50 anos, o risco é de 1 em cada 5.

Os principais fatores de risco para a mulher são a história de familiares com a doença, baixo peso, cigarro, álcool, uso prolongado de alguns medicamentos a base de corticóide, sedentarismo e o período pós-menopausa. Homens também podem ser acometidos, e os fatores de risco são semelhantes.

Aproximadamente 80% das pessoas que sofreram uma fratura por osteoporose, nunca sequer foram diagnosticadas ou tratadas. E o tratamento adequado reduz consideravelmente o risco de fraturas ósseas.

Tamanha a dimensão do problema, o dia 20 de outubro foi criado como o dia mundial de combate à osteoporose, para alertar sobre o aumento de casos na doença em todo o mundo e na importância do diagnóstico e tratamento adequados.

O diagnóstico é feito por meio do exame de Densitometria óssea, e o tratamento, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é feito apenas com a ingestão de cálcio e vitamina D, mas também com medicamentos específicos para o controle da doença.

Por Dr Alessandro Capatti
Médico Endocrinologista

Deixe um comentário