Dia Mundial do Diabetes

Dia Mundial do Diabetes

O dia 14 de novembro está marcado em nossos calendários como o Dia Mundial do Diabetes. Diferente de outras datas consideradas festivas, esse dia nos permite refletir, entender e, principalmente, agir contra o aumento de casos de diabetes no mundo. Podemos fazer isso educando a todos aqueles que não sabem o que é diabetes, atuando por evitar o seu aparecimento ou, também, lidando com a sua existência na própria casa.

Obesidade e sedentarismo caminham juntas espalhando casos de diabetes tipo 2 por todo o mundo. Essas são práticas do mundo moderno e levam também a doenças da atualidade, como é o caso do diabetes mellitus. É uma doença democrática, atingindo ricos e pobres, homens e mulheres, idosos ou crianças. Talvez por isso, seu próprio nome seja também uma palavra tanto masculina (o diabetes), como feminina (a diabetes), abrengendo a todos, sem fazer distinção.

Nessa data especial, diversos meios de comunicação têm divulgado a campanha do Dia Mundial e suas ações para prevenir, educar e cuidar. Pontos célebres das mais importantes cidades do globo estarão iluminados em azul, a cor do diabetes. Tudo isso para colocarmos essa doença tão presente em nosso cotidiano em um papel de devido destaque.

A cor azul é a mesma da ONU e simboliza que todos os países estão envolvidos nessa missão, com o mesmo céu azul abrindo de manhã para todos, e exigindo uma luta conjunta de diversas frentes para impedir suas complicações mais graves de amputações, cegueiras e falência renal.

Mais de 6 mil pessoas já curtiram a página no facebook do Dia Mundial do Diabetes. Para mais informações sobre materiais de divulgação e sobre a campanha, acesse: www.diamundialdodiabetes.org.br e www.diabetes.org.br.

Por Antonio Carlos G. Barros Jr com supervisão de dr. Walter Minicucci

Deixe um comentário