Efeito residual da insulina

Efeito residual da insulina

                                                                                    

  • O “Valor de glicose medido” deve ser entendido como o valor da glicemia imediatamente antes da aplicação da insulina.
  • A “Meta glicose” significa o valor da glicemia que se deseja estabelecer naquele determinado período, após o uso da insulina.
  •  A “Sensibilidade” é variável de pessoa para pessoa e significa o quanto 1 unidade de insulina Novorapid ou Humalog diminui da glicemia.

 Exemplo: Vamos supor que você acabou de medir sua glicemia e encontrou o valor de 350mg/dl. No entanto, esse valor está muito acima do desejado, que naquela situação seria de 150mg/dl. Sabendo que sua sensibilidade é de 50mg/dl/U, podemos facilmente calcular a dose de insulina que você deverá tomar. 

A dose a ser tomada seria: Dose = 350 – 150 / 50 = 4 U

Portanto a dosagem de insulina necessária será 4 unidades. Não se pode esquecer que a insulina permanece um determinado tempo no corpo humano. A cada duas horas, 50% da dose injetada continua ativa no organismo. Desse modo, continuando o exemplo acima, você que tomou 4 unidades de insulina terá em seu organismo 2 unidades de insulina após duas horas.

Nesse exato momento, foi medida a glicemia novamente e foi registrado 400mg/dl.O cálculo permanece da mesma maneira, no entanto ao final do cálculo deve-se subtrair do total de unidades encontrado a quantidade de insulina que ainda está presente no organismo, decorrente da última aplicação

Exemplo:

Portanto serão necessárias 3 unidades de insulina.

Deixe um comentário