Exercício Físico PARA TODOS!

Exercício Físico PARA TODOS!

Em toda a enorme história da humanidade, é muito recente o fato de passarmos a não precisar realizar esforço físico para nos alimentar e sobreviver. O código genético, que carrega todas as informações biológicas necessárias para o nosso desenvolvimento, infelizmente não percebeu essa mudança. Ele ainda transmite informações de que precisamos estocar energia na forma de gordura para eventuais faltas. Assim, caímos na nossa própria armadilha, principalmente quando estamos nos alimentando em abundancia e não realizando atividades físicas para sobreviver.

É por isso que os exercícios físicos são tão importantes e trazem enormes benefícios para todas as idades.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A atividade física em dose adequada é indispensável para um desenvolvimento harmonioso do aparelho locomotor e sistema cardiorrespiratório. O número de células musculares cresce principalmente na infância e depois se mantém estável sendo o exercício físico essencial para esse período de proliferação muscular.

Além disso, a atividade física consegue canalizar os impulsos agressivos das crianças, permitindo que a interação em um grupo social seja mais fácil e saudável.

 

 

ADULTOS

O sedentarismo é um dos grandes vilões do homem moderno. A obesidade, colesterol elevado, pressão alta, diabetes tipo 2, infarto do coração, acidente vascular cerebral (derrame), insuficiência renal, diminuição da capacidade cardiorrespiratória, falta de flexibilidade, insônia, problemas digestivos, dores de cabeça e de costas são apenas alguns poucos exemplos de conseqüências trazidas pela inatividade física.

O exercício físico praticado de 30 a 45 minutos por dia durante 3 a 5 dias da semana já traz muitos benefícios para a saúde. Entre eles podemos citar:

  • Aumento da disposição
  • Diminui os sintomas de ansiedade e depressão
  • Aumenta a capacidade intelectual
  • Ajuda a controlar o peso corporal
  • Contribui para os ossos e articulações
  • Diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis do colesterol bom (HDL)
  • Ajuda no controle da pressão arterial
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória
  • Diminui as chances de infarto e AVC (derrame)
  • Combate a insônia, problemas digestivos, dores de cabeça e de costas
  • Aumenta a ação da insulina
  • Diminui os níveis de glicemia

 

Os idosos sofrem com deterioração de diversos tecidos e ossos de todo o organismo. O lento enfraquecimento leva ao aumento do número de quedas (tombos) que são fatais em muitos casos. O exercício físico praticado por essa população melhora as funções mentais e diminui consideravelmente a velocidade de desgaste dos diversos órgãos e ossos bem como o número de quedas aumentando a quantidade e qualidade de vida.

POR TUDO ISSO NÃO DEIXE DE PRATICAR AtIVIDADES FÍSICAS.

SE VOCÊ TEM MAIS DE 40 ANOS OU MENOS DE 16 É FUNDAMENTAL A CONSULTA COM UM MÉDICO PARA PRÁTICA CORRETA DE ESPORTES E OUTROS EXERCICIOS FISICOS

 

Deixe um comentário