Hipotireoidismo

Hipotireoidismo

hipotireoidismoO hipotireoidismo é uma doença da glândula tireóide onde não ocorre a produção dos hormônios T3(Triiodotironina) e T4(Tetaiodotironina). A tireóide nesse caso se encontra funcionando menos, produzindo pouco hormonio de tiróide, assim, todo o corpo permanece em um estado “lentificado” e as pessoas acometidas por essa doença começam a se sentir cansadas, com muito sono, apresentam dificuldade de memorização, depressão, ganho de peso, intolerância ao frio, rouquidão, a face se torna inchada, dores musculares e constipação intestinal. 

O diagnostico de hipotireoidismo é tão importante que logo que nascemos somos submetidos ao teste do pezinho, o qual avalia, entre outras coisas, se nossa tireóide está normal. Caso uma criança não seja diagnosticada e tratada corretamente logo que nasce, a falta dos hormônios não permitirá um desenvolvimento saudável e a criança desenvolverá um retardo mental severo, além de dificuldades para crescimento e outras alterações severas.Felizmente hoje no Brasil este exame é obrigatório e realizado em todas as crianças recém-nascidas desde há mais de 10 anos.

Várias são as causas do hipotireoidismo. A mais comum delas é a tireoidite de Hashimoto, presente em quase 13% da população, um número extremamente elevado. A tireoidite de Hashimoto é uma doença auto-imune. Por motivos não muito claros o sistema imunológico da pessoa começa a atacar a sua propria tireóide, como se ela fosse um organismo estanho, como por exemplo, uma bactéria causadora de doença. Isso causa a destruição de alguns componentes importantes para a fabricação dos hormônios T3 e T4 e resulta na doença.

Com poucos exames, o médico é capaz de descobrir a doença:

Os mais importantes são:

– TSH (Hormonio Tireoestimulante) – a dosagem desse hormônio se encontra elevada. Isso acontece pois a hipófise percebe que está faltando os hormônios T3 e T4 e tenta produzir mais TSH para estimular a tireóide. No entanto isso será em vão pois a tireóide se encontra destruída e não poderá responder.

– T3 e T4L( T4 livre) – a dosagem desses hormônios estará diminuída, geralmente as dosagens de T3 nao são necessárias.

– anticorpos antitireoglobulina(TG) e antitireoperoxidase(TPO) – são anticorpos que destroem componentes da tireóide. Se esses anticorpos estiverem elevados no sangue significa que o sistema imune está realmente combatendo a tireóide.

O tratamento é muito simples de ser realizado. Basta administrar ao paciente os hormônio que está faltando (T4). O medicamente se chama levotiroxina. A administração de T3 não é preciso pois o corpo é capaz de converter certa quantidade de T4 em T3.

As pessoas tratadas adequadamente de hipotiroidismo levam vida normal, sem nenhum problema de saúde, as mulheres podem engravidar sem nenhum risco, os bebes nascem normais.

É importante manter a medicação sempre, principalmente em gravidez e quando o paciente estiver adoentado. NUNCA PARE O HORMONIO DE TIRÓIDE SEM ORDEM MÉDICA.

veja também Coma Mixedematoso e Hipotiroidismo

Deixe um comentário