Insulina pode ser estocada em temperatura ambiente?

A geladeira da farmácia queimou no fim de semana. O que fazer com relação à insulina?

Bom dia, tenho uma dúvida: Verifico em livros e uns me informam que a temperatura de armazenamento de insulina é sob 2 a 8ºC e outros me informam que pode ser em temperatura ambiente. Qual o ideal, pois a geladeira da farmácia onde trabalho queimou no fim de semana e a temperatura chegou a 18ºC. O que devo fazer??? Obrigado e fico no aguardo.

Esta mensagem me foi encaminhada pela SBD, solicitando uma resposta. Por sorte, a pessoa que faz a pergunta é alguém preocupada com os seus clientes e disposta a procurar resposta às suas dúvidas.

Fico imaginando quantas vezes tal situação não acontece e a insulina continua sendo usada. No caso, o paciente, muitas vezes uma criança, toma essa insulina, que está com sua atividade diminuída, em função do problema com a refrigeração, e suas taxas de glicemia pioram, sem que ele ou sua família saiba a razão.

Resposta

Prezado senhor,

A temperatura para a estocagem de insulina é de 2 a 8ºC, sendo que, para a insulina em uso pelas pessoas com diabetes, o frasco que está sendo usado pode ser mantido em temperatura ambiente. Assim, informo-lhe que o senhor perdeu as insulinas e deve desprezá-las.

Atenciosamente,

Walter Minicucci

Deixe um comentário