Sensor Enlite – menos dor com controle contínuo da glicemia

Sensor Enlite – menos dor com controle contínuo da glicemia

O Enlite, da empresa Medtronic, é um sensor usado no monitor contínuo de glicose (GCM) ou na bomba de infusão de insulina Medtronic Paradigma722. Ele vem substituir o sensor atual, sendo aproximadamente 70% mais fino e com dois terços do comprimento. De acordo com a empresa fabricante, as suas vantagens são a grande diminuição da sensação de dor no local de uso segundo 85% das pessoas que testaram e uma medição mais precisa da glicemia.

O sistema de monitorização contínuo presente em algumas bombas de insulina permite avaliar em tempo real as oscilações de glicose que ocorrem durante o dia e através dela os padrões de aumento ou redução da glicemia, indetectáveis pelo exame de glicemia capilar e pela hemoglobina glicada.

Esta tecnologia não substitui o controle de glicemia convencional por não medir o nível de açúcar diretamente no sangue, mas sim no tecido subcutâneo – o tecido que fica imediatamente abaixo da pele. O aparelho serve para fornecer informações ao paciente, pois permite uma visão total de como se comportou a glicemia durante tempo integral e não apenas em alguns momentos do dia como no caso da glicemia capilar.

Esse diferenciado sistema de monitorização contínuo ou as bombas com essa função podem ser acopladas ao Enlite substituindo o equipamento de sensor atualmente existente,  dando  maior sensação de conforto pelos usuários e medidas de glicemia mais precisas.

Lançado em 2011 na Europa, o lançamento em território nacional do produto da Medtronic está previsto para 2013.
 

Por Antonio Carlos G. Barros Jr com supervisão de Dr. Walter Minicucci

Deixe um comentário